segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Memorial descritivo

O memorial descritivo deve conter todas as informações do projeto. A definição da necessidade, a pesquisa, as idéias e a bibliografia. Deve ser redigido de forma clara e organizada. Esse descritivo é o principal registro do projeto e é ele, junto com as ilustrações e/ou mockups, que serão colocados a apreciação do cliente.

O conteúdo do memorial descritivo é
constituído de quatro fontes inter-relacionadas ao objeto:
  • Impressões pessoais do Designer;
  • Informações históricas e sobre a evolução do objeto em relação ao mercado;
  • Informações relacionadas à instria e implicações técnicas, materiais, logísticas e ambientais;
  • Informações relacionadas ao impacto do objeto no mercado e a projeção em relação ao faturamento e marketing.
Esse conjunto de fontes não é necessariamente a única forma de relatar todo o processo criativo, uma vez que se dispõe de conteúdo técnico e subjetivo [criação]. Na verdade não há uma regra, é apenas uma sugestão para adquirir dados e organizá-los de forma prática. É um processo pessoal e a forma de relatar e traduzir as informações pode ser desenvolvida através da experiência.

Desenho Técnico
.

Deve transmitir com precisão a forma final d
o objeto. No desenho técnico não pode haver dúvidas quanto ao raciocínio do conceito e, portanto, deve conter todos os detalhes, cortes, indicações, aplicações e medidas de acordo com o projeto. Pode ser feito em uma escala maior ou menor do objeto. Geralmente o conjunto de desenhos são apresentados em pranchas contendo as vistas frontal, lateral, superior e perspectiva explodida.



Rendering

É uma das peças mais importantes da apresentação. A ilustração do objeto é que vai impactar na decisão de fabri
cação. O rendering deve ter um apelo visual forte e sempre deve apresentar o objeto em perspectiva contrastando com uma composição de fundo para dar a sensação de realidade. A perspectiva é utilizada para expressar o volume e detalhes do objeto com melhor entendimento, pois, é uma forma de apresentar a idéia dentro de um aspecto visual que os olhos estão "acostumados" a ver.

O objetivo da ilustração não é ser realista mas expressar o volume e textura do objeto. Não é aconselhável que a ilustração seja menor que o formato A3, no caso da manual, pois o espaço é pequeno para se trabalhar com os materiais.

Pode estar nas configurações paisagem ou retrato.





Mockup/Maquete
.
O mockup é uma forma de representação tridimensional do objeto e tem grande apelo visual na apresentação. É uma “cópia” o objeto proposto sem ou com alguma funcionalidade. Podem ser usados vários materiais considerando a facilidade de construção, a consistência e a textura.




Fonte: www.brasilrender.com.br
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

3 comentários:

Tatiana Gomes disse...

obrigada!

Unknown disse...

Mestre? Mestre é você? Você está ai?
Quem é o autor?
Isso esta como meu professor disse, e me ajudou muito.

Luis Carlos Heldt disse...

Muito bom boa matéria esclarecedor.

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Espaço Design | Powered by Blogger.