terça-feira, 15 de setembro de 2009

Responsabilidade social

Os temas referentes às questões sociais são relacionados às responsabilidades governamentais como seus principais articuladores. Com o crescimento populacional e o distanciamento dos indivíduos dos poderes centrais, as sociedades passaram a constituir novos arranjos ou agrupamentos sociais, seja por conveniência ou por atribuição, como forma de conquistas de bem estar. Associações de moradores, cooperativas, ONGs e “grupo de amigos”, buscam estabelecer canais de comunicação com outros segmentos sociais, visando à articulação de iniciativas e implantações de programas comunitários.

Considerando as empresas como organismos de agrupamento social institucionalizados, se afirma sua função básica de agente de desenvolvimento, por meio da produção e distribuição de bens sociais e de seu papel de gerador de culturas. Estas características sugerem uma espécie de Poder social das empresas, pois além de alterarem cenários competitivos, também influenciam cenários sociais, a partir da integração dos ambientes interno e externo. Neste sentido, os aspectos referentes à responsabilidade social, correspondem a um caminho inerente às políticas internas das empresas, sendo que apresentam uma forte ligação com o ambiente externo. De modo geral, o conceito de responsabilidade social ultrapassa o cumprimento dos deveres e obrigações das obrigações legais para transformar-se em uma nova maneira de conduzir os negócios, tornando-a parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social e englobando diversos níveis da sociedade, constituindo-se como um processo contínuo de aprendizagem.

A da Responsabilidade Social e se expressa através dos princípios e valores éticos adotados pela organização, sendo importante seguir uma linha de coerência de ações, a partir dos seguintes programas: Responsabilidade Social Corporativa, representada pelo conjunto de ações sociais (inclusões sociais, educacionais, comportamentais, etc.), visando à melhoria da qualidade de vida da comunidade em que se insere; e Responsabilidade Social Estratégica, como forma de gestão da organização capaz de estabelecer diretrizes e canais de relacionamento entre diversos agentes sociais e ambientais.

Fonte: MIG - Revista científica de Design.
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